top of page
  • Foto do escritorShare Intercambio

Como abrir o IRD?

Para quem planeja trabalhar na Nova Zelândia é necessário fazer um registro em um orgão público denominado Inland Revenue Department (IRD).

O requisito mínimo para ser contratado por um empregador na Nova Zelândia é ter o número individual de contribuinte (“IRD number”), similar ao CPF (Pessoa Física) no Brasil. Com este número os impostos são descontádos e você participará de programas de apoio social.

Este é o orgão que presta o serviço de cobrança de impostos e faz a distribuição de fundos recebidos pelos programas do governo, desempenhando um papel fundamental na melhoria do bem-estar econômico e social dos residentes na Nova Zelândia.

O sistema tributário é transparente e compreensível. Todas as instruções estão disponíveis no site do governo de uma forma detalhada e as inscrições podem ser feitas on-line, por telefone (inclusive com apoio de um intérprete) e também pessoalmente. Tudo é feito para maximizar a eficiência da interação com a população, bem como garantir que o pagamento de impostos não seja complicado, muito menos uma fonte de estresse.


Você pode solicitar seu número de IRD somente depois de chegar à Nova Zelândia.

COMO OBTER O IRD?

Para solicitar seu número de IRD você precisará ter:

  • Conta bancária válida na Nova Zelândia

  • Visto com permissão de trabalho.

É possível aplicar para o IRD number on-line ou através de formulários em papel, sendo que não existe nenhum custo para obter o IRD number online, porém caso você o faça através dos formulários em papel, você deverá pagar o envio da carta.

  • Para aplicar para o IRD number online clique aqui.

  • Para aplicar para o IRD number por formulários em papel (formulário IR742) clique aqui, ou retire-o em um formulário no “AA” ou “PostShop” (Correios).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• Passaporte (cópia); • Visto (cópia); Declaração de conta bancária funcional – emitida pela sua agência bancária na NZ. • Formulário IR742 preenchido (caso seja feito em papel).

IMPORTANTE:

– Não é possível fazer o IRD com o visto de turista.

– Não existe um “documento” IRD em forma física. Não existe nenhuma carteirinha que você precisa andar com ela! Você receberá o seu número de IRD por email (ou SMS ou se você ligar para o call center) e em alguns dias após o cadastro uma carta chega na sua casa formalizando o recebimento do seu número do IRD.

– Caso o seu cadastro seja feito online, você receberá a resposta e o seu número do IRD em até 2 dias por email ou SMS, e a carta de confirmação chega em sua casa em até 12 dias. Para aplicações através do formulário, pode demorar até 20 dias para chegar a carta com o seu IRD number, mas você pode ligar para o IRD para descobrir pelo menos o seu número de cadastro.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page