top of page
  • Foto do escritorShare Intercambio

Como é o Natal na Nova Zelândia?


Assim como o Brasil, a Nova Zelândia está no hemisfério sul, portanto o Natal acontece no
verão. A Nova Zelândia tem a sua própria cultura e tradições de Natal que combinam influências do Reino Unido, dos Estados Unidos, dos povos Maori (os povos originários da Nova Zelândia) e também do clima quente. Aqui vamos apresentar algumas dessas tradições.

Embora os neozelandeses ainda ergam uma clássica árvore de Natal de pinheiro real ou falsa dentro de suas casas, a árvore símbolo do Natal do país é a Pōhutukawa. Essa árvore, que possui flores vermelhas brilhantes que florescem em dezembro, é encontrada em parques, praias e florestas por boa parte do país (principalmente da Ilha Norte) e costuma aparecer em cartões festivos, poemas e canções.


A Nova Zelândia celebra o Natal no dia 25 de dezembro. Os neozelandeses acham estranho o nosso costume de celebrar o Natal com um jantar no dia 24 de dezembro e fazer a entrega dos

presentes nesse dia. O dia 24 é o dia que

eles deixam para fazer as compras de Natal, e eles sempre deixam para o último minuto. Uma curiosidade sobre o feriado de Natal é que ele é um dos poucos dias do ano em que todos os negócios e serviços, exceto os mais essenciais, devem fechar no país. Esse é mais um motivo que faz os neozelandeses lotarem os grandes centros comerciais na véspera de Natal, já que eles não vão conseguir fazer compras no dia 25.


Os kiwis (como são chamadas as pessoas daqui) celebram o Natal com um almoço, um churrasco, ou um piquenique no dia 25 de dezembro. Um almoço tradicional vai ter presunto,cordeiro, carnes bovinas, peixões, frutos do mar frescos, legumes assados, kumara (batata doce), entre outros acompanhamentos. Se a família tiver raízes Maori, um hangi tradicional pode estar no cardápio. Hangi é um estilo de culinária subterrânea onde peixe e frango, vegetais e kumara são embrulhados em folhas de linho (ou em sacos de panos ou em papel alumínio).



A única briga da Nova Zelândia com a vizinha Austrália é por causa de uma sobremesa comumente servida no dia de Natal: a pavlova. Ambos os países afirmam que o merengue assado, coberto com creme e frutas frescas de verão, é invenção deles. Os neozelandeses também comem pudim, tortas de frutas e bolo de Natal como sobremesa.


Uma tradição essencial do Natal kiwi é sentar ao redor da árvore de Natal e distribuir os presentes que foram acumulados debaixo da árvore durante o mês. As pessoas abrem seus presentes no dia de Natal e geralmente acontece antes ou depois do almoço. Um presente popular

de Natal na Nova Zelândia são os jandals (é o que os kiwis chamam de chinelos).



Muitas cidades realizam desfiles do Papai Noel com carros alegóricos decorados, bandas e corais de canções de Natal. Isso pode acontecer a qualquer momento a partir de novembro e é realmente um evento comercial, mas todos gostam. Como está calor, o Papai Noel às vezes é visto usando jandals e pode até trocar sua blusa vermelha por uma camisa de rúgbi dos All Blacks (da seleção da Nova Zelândia). Além desses desfiles, nas grandes cidades, como Auckland, Wellington, Christchurch e Hamilton, há também grandes shows e exibições de luzes de Natal. É uma tradição do Natal kiwi em muitos subúrbios decorar suas casas com muitas luzes, então, ao caminhar à noite, você notará que várias casas estarão decoradas com luzes de Natal.




Uma outra diferença entre o nosso Natal brasileiro e o kiwi é que na Nova Zelândia, além do dia 25 de dezembro ser feriado, o dia seguinte também é. Esse dia é conhecido como Boxing Day. Quando o Natal acaba e toda a família se recupera de um grande dia de comida e diversão, eles geralmente vão conferir as promoções, pois os preços de brinquedos, roupas, equipamentos esportivos e eletrônicos têm grandes descontos. Assim como acontece com as compras de última hora na véspera de Natal, haverá milhares de pessoas em busca de uma pechincha e gastando o dinheiro do Natal.


Encerramos as tradições kiwis das festividades de Natal com uma das opções favoritas deles: aproveitar o feriadão de Natal com amigos e familiares em alguma das diversas praias da Nova Zelândia. É muito comum de se ver diversos grupos de pessoas espalhados em alguma praia, sob uma árvore Pōhutukawa, jogando uma partida amigável de críquete ou rúgbi e indo nadar (mesmo em águas geladas) no mar, ou em algum lago.




Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer um pouco sobre as tradições natalinas da Nova Zelândia. Por fim, desejamos a todos um Feliz Natal (em Maori: Meri Kirihimete), um ano novo repleto de coisas boas, e para quem ainda não teve a oportunidade, que vocês possam vir conhecer esse lugar incrível.



Texto e fotos por de Nathalia Sátiro

83 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page