A Primeira Ministra Jacinda anunciou que não será mais necessário auto isolamento para os vacinados

Totalmente vacinados, os viajantes Kiwis vindos da Austrália poderão entrar na Nova Zelândia sem a necessidade de auto isolamento - a partir de quinta-feira e kiwis de qualquer lugar do mundo, poderão voltar para casa da meia-noite de sexta-feira.





Jacinda também informou que irá revisar os próximos passos do plano de 5 etapas, isso inclui o visto temporários de trabalho e vistos de estudantes que atualmente estão fora da Nova Zelândia.


Todo viajante ainda precisaria fazer um teste de antígeno rápido (RAT) no dia em que chegarem, e no dia cinco ou seis, e todos os testes positivos seriam seguidos com testes de PCR.


O Professor Sir David Skegg disse que os especialistas acreditavam que os requisitos de auto isolamento podem ser derrubados para viajantes totalmente vacinados - para Kiwis e turistas. Esses viajantes devem ser testados no aeroporto ou dentro de 24 horas.


Devido a processos de imigração, outros não neozelandeses que fazem parte do passo 2 do plano de reabertura do governo, como os working holiday visa o e os trabalhadores do RSE, ainda serão elegíveis para chegar de 13 de março, mas não terão se auto isolar.


Quando perguntado quando a Nova Zelândia se abriria a turistas, o vice-primeiro-ministro Grant Robertson disse que estava confiante que a fronteira reabriria totalmente "nos próximos meses".


Jacinda disse que o cuidado serviu bem a Nova Zelândia, e como o país continua a se mover através das restrições do pico de Omicron as restrições serão removidas quando for seguro fazê-lo. Ela disse que por enquanto, o governo fez o que foi aconselhado a fazer.



Fonte: RNZ